Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27031
Título: A interferência da variação linguística e do preconceito linguístico na aprendizagem de língua espanhola
Autor(es): Farias, Thércio de Acântara
Palavras-chave: Língua espanhola
Variação linguística
Preconceito linguístico
Aprendizagem
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A variação linguística e o preconceito linguístico, devido à perspectivas equivocadas relacionadas a ambos os termos, afetam o desenvolvimento da aprendizagem de língua espanhola, uma vez que podem provocar no aluno, uma ausência do desejo de aprender a língua. Uma das perspectivas é ver a língua como homogênea, visto que a Espanha possui uma política mais estruturada devido à criação do Instituto Cervantes, que se sobressai em relação aos países latino-americanos, e é por este motivo, que o ensino de espanhol no Brasil evidencia a variante peninsular. O objetivo deste trabalho, mediante pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de alguns autores como Bagno (2014; 2015), Costa (2008), Arostegui (2013) entre outros, é solucionar o bloqueio do aluno para com a aprendizagem e gerar no professor o interesse por uma autoavaliação da sua forma de ensino, para que este atue no combate ao preconceito linguístico e, também, faça com que o aluno através do contato com outras culturas, construa novas identidades e consiga se comunicar em diferentes contextos comunicativos. Deste modo, um ensino marcado pela interculturalidade, que abrange as variações da língua espanhola de forma aprofundada, que rompe com a ideia da homogeneidade linguística e que inclui o uso de ferramentas mediadoras que deixam as aulas ainda mais interativas, contribui consideravelmente para alcançar os objetivos citados.
Descrição: FARIAS, T. A. A interferência da variação linguística e do preconceito linguístico na aprendizagem de língua espanhola. 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27031
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thércio de Alcântara Farias.pdfTCC - Thércio de Alcântara Farias502.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito656.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.