Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Carla Andréa da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-27T15:48:33Z-
dc.date.available2022-06-27T15:48:33Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037-
dc.descriptionANDRADE, C. A. S. Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve a vivência desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação no Ensino Superior – CAPES, com o processo de formação dos futuros professores a partir da imersão do/a licenciando/a na escola da educação básica, no qual refletirmos sobre a experiência da prática no contexto remoto, através do subprojeto Alfabetização/Pedagogia, na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, em Campina Grande-PB. Através do uso de aparelhos celulares realizamos chamadas de vídeos, pelo aplicativo WhatsApp, com a turma de primeiro ano do ensino fundamental. As ações realizadas durante a regência tiveram como foco principal o desenvolvimento de atividades alfabetizadoras de leitura e escrita, dentro das limitações impostas pelo ensino remoto, os recursos didáticos foram importantes facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. As dificuldades da utilização de aplicativos digitais pelas crianças, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e internet, e a falta de participação da família, foram alguns das principais dificuldades na experiência de alfabetizar em contexto do ensino remoto. Mesmo diante de desafios e obstáculos impostos a ação alfabetizadora no contexto do ensino remoto efetuou a oportunidade de contribuir no desenvolvimento dos alunos através do Programa Residência Pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleOs desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF TCC Carla Andréa da Silva Andrade.pdfPDF - Carla Andréa da Silva Andrade1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito46.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.