Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27085
Título: Diagnóstico da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UEPB): a importância dos técnicos administrativos na avaliação institucional
Autor(es): Oliveira, Aluska Tatiane Cabral
Palavras-chave: Administração Pública
Técnicos Administrativos
Instituição de Ensino Superior
Avaliação Institucional
Data do documento: 30-Nov-2021
Resumo: O processo de avaliação institucional é um instrumento importante para aperfeiçoar as ações das instituições, sobretudo, públicas. Nas instituições de ensino superior ela é importante no desenvolvimento institucional e tem em seu corpo docente a focalização dos atores legítimos para realizar tal ação. No entanto, o processo de avaliação requer a participação de toda a comunidade acadêmica para que o resultado seja eficiente e eficaz. Os servidores técnicos administrativos são importantes neste processo, pois estão inseridos diretamente no cotidiano da instituição. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo central apresentar à comunidade a importância da avaliação institucional e o papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de sensibilização da Comunidade Universitária na realização da auto-avaliação. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica, tendo o conjunto de textos em artigos, livros e periódicos como subsídios da parte argumentativa do trabalho. Com fonte de referência utilizou-se a legislação referentes ao assunto abordado e textos de Andriola e Gama. Além disso, foi feita uma análise a partir da aplicação de questionários fechados para compreender o entendimento dos atores da pesquisa acerca da avaliação institucional. A importância desta pesquisa é trazer à luz de que todos os atores que compõem a comunidade acadêmica são importantes no processo de avaliação institucional, destacando a participação do técnico administrativo no processo.
Descrição: Oliveira, Aluska Tatiane Cabral. Diagnóstico da comissão própria de avaliação da UEPB (CPA/UEPB): a importância dos técnicos administrativos na avaliação institucional. 2021.57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública Municipal). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27085
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Tatiane Cabral Oliveira.pdfPDF - Aluska Tatiane Cabral Oliveira1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito662.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.