Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27106
Título: Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios
Autor(es): Oliveira, Layne Cristina Alves de Souza
Palavras-chave: Autismo
Dificuldades
Inclusão
Professores
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: O presente estudo abordará as questões relacionadas às dificuldades dos professores referentes ao processo de inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo principal é estabelecer práticas inclusivas e pedagógicas dentro do âmbito escolar e determinar a pluralidade do conceito de inclusão, apresentando as dificuldades dos profissionais da educação. Os objetivos específicos são: buscar soluções capazes de atender com qualidade a questão da universalização do ensino para todos e garantir o de fato acesso e permanência; verificar as adaptações necessárias à inclusão do aluno, às suas necessidades educacionais. Por fim, demonstrar as leis que respaldam a inclusão dos alunos autistas. No referencial teórico foram levantados alguns autores, dando destaque: Mantoan(2003), Mello(2001), Silva(2012). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de ordem qualitativa foi desenvolvida por uma análise bibliográfica para a fundamentação teórica sobre o transtorno do espectro autista e o seu processo de inclusão. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário com dez questões dissertativas para a coleta de dados, com dez profissionais da educação, sendo eles professores de sala regular e professores do Atendimento Educacional Especializado, para compreender sobre as dificuldades e os desafios dos profissionais da educação quanto o processo de inclusão dos alunos autistas e as possíveis práticas que possam auxiliar no desenvolvimento desses alunos. Os resultados dessa pesquisa, entram em consonância com os estudos bibliográficos que foram utilizados. Ou seja, considera-se que a pesquisa expandiu a discussão sobre a temática abordada, dando ênfase a inclusão.
Descrição: OLIVEIRA, L. C. A. de S. Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27106
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layne Cristina Alves de Souza OliveiraPDF - Layne Cristina Alves de Souza Oliveira617.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito892.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.