Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27124
Título: O Impacto da Covid-19 na Arrecadação do ISSQN no Município de João Pessoa
Autor(es): Lins, Gabriel Andrade
Palavras-chave: Pandemia Covid-19
Arrecadação tributária
ISSQN
João Pessoa-PB
Data do documento: 15-Jul-2022
Resumo: A pandemia do coronavírus implicou em consequências negativas para a população mundial e também para a economia, as medidas adotadas pelos governos, a exemplo do fechamento do comércio, gerou um impacto significativo para os próprios entes os quais observaram uma retração em sua arrecadação. Desta forma, a presente pesquisa buscou verificar o impacto da Covid-19 na arrecadação do ISSQN no município de João Pessoa, tendo em vista, a relevância que esse tributo representa aos cofres do município. O estudo se classifica como descritivo em relação aos seus objetivos e possui uma abordagem quantitativa quanto à natureza; no que diz respeito aos procedimentos, foi optado a utilizar os métodos bibliográfico e documental. Foram coletados dados no website do SICONFI e do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa referentes a arrecadação do ISSQN e os valores previstos do mesmo entre o período de 2017 a 2022. Esses dados foram organizados e mensurados de forma que foi possível realizar um comparativo anual e mensal. Através dos dados obtidos, verificou-se que ocorreu uma oscilação no crescimento da arrecadação do imposto no ano de 2020 devido exclusivamente à pandemia. Ademais, na análise comparativa mensal realizada, constatou-se que meses de abril/2020, maio/2020, junho/2020, abril/2021 e maio/2021 a pandemia impactou significativamente a arrecadação do ISSQN devido às medidas de isolamento adotadas pelo município o qual afetou diretamente o setor de comércio e de serviços. Contudo, o avanço da vacinação que permitiu a flexibilização no comércio, como também, a ação da prefeitura em instituir parcelamento e moratória aos contribuintes, fez com que a arrecadação do tributo se restabelecesse a partir de junho/2021, o qual na análise comparativa, o valor recolhido se mostrou permanentemente superior ao previsto até o último mês estudado (abril/2022).
Descrição: LINS, G. A. O Impacto da Covid-19 na Arrecadação do ISSQN no Município de João Pessoa. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27124
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Andrade Lins.pdfPDF - Gabriel Andrade Lins982.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito168.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.