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dc.contributor.authorGuimarães, Ruty Kelly Pessôa-
dc.date.accessioned2022-07-27T00:14:57Z-
dc.date.available2022-07-27T00:14:57Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27131-
dc.descriptionGUIMARÃES, R. K. P. A educação infantil no contexto da pandemia: um estudo de caso sobre a relação família e instituição. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos afetivo, social, cognitivo e psicomotor, sendo sua ação complementar à família. Com a Pandemia da Covid 19, o contexto educacional foi completamente modificado, sendo necessária a interrupção do ensino presencial e recomendado, pelos órgãos normativos, de forma emergencial e provisória, o ensino não presencial e/ou remoto. Este estudo teve como objetivo geral analisar a percepção das famílias, no tocante ao ensino remoto na educação infantil, no contexto da pandemia. Como objetivos específicos, tem-se: Investigar as estratégias utilizadas pelas famílias para auxiliarem as crianças no tocante a realização das propostas de atividades e na aprendizagem, avaliar as ações da Escola para proporcionar um ensino de qualidade e evidenciar a diferença entre a rede pública e privada. O referencial teórico constituiu-se de documentos oficiais: (BRASIL, 1996, 1998, 2010, 2020) e de autores como: Abreu e Spaggiari (2017); Melo e Tosta (2008), dentre outros. Utilizou-se como ferramentas metodológicas a pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo, na qual utilizamos uma entrevista semiestruturada para a produção dos dados. Foram entrevistadas seis mães de crianças matriculadas em instituições de educação infantil e escolas públicas e privadas de Campina Grande, PB. O estudo evidenciou que as crianças oriundas de instituições de educação infantil, públicas foram as que mais sofreram os danos educacionais da pandemia, uma vez que não possuem condições financeiras para adquirir equipamentos tecnológicos que lhes garantam acompanhar as aulas remotas, como também não possuem o suporte necessário junto à família para terem a possibilidade de acesso às aulas de forma satisfatória. Em se tratando das crianças da escola particulares, os maiores entraves encontram-se na falta de estrutura e preparo dos profissionais de educação para a realização do ensino remoto, pois em muitas famílias foi possível a aquisição de ferramentas tecnológicas, além da contratação de professores particulares, que deram suporte para o desenvolvimento escolar das crianças. Todavia, é preciso ressaltar que a pandemia trouxe grandes dificuldades para se alcançar todos os objetivos educacionais e pedagógicos da Educação infantil, para todas as crianças, independentemente da classe social de pertença.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macedopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleA educação infantil no contexto da pandemia: um estudo de caso sobre a relação família e instituiçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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