Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27135
Título: Pedagogia social: a atuação do pedagogo/orientador social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - um relato de experiência
Autor(es): Costa, Rafaela Clementino
Palavras-chave: Pedagogia social
Pedagogo
Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos - SCFV
Vulnerabilidade social
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a atuação do pedagogo/orientador social no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) no município de Esperança-PB. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de Libâneo (1993), Freire (2006), Caliman (2010), como também nos documentos oficiais a exemplo da Lei de Diretrizes e Base (LDB, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2006); Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, 1993); Plano Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) entre outros. A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional participante, onde descreve a natureza, abordagem, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Como resultado objetivou-se a amplitude nas áreas de atuação do pedagogo, e também a importância desse profissional no âmbito social. Por fim, concluímos que a atuação do pedagogo no SCFV se faz extremamente necessária, tendo em vista as atribuições que são próprias da formação desse profissional, sobretudo na organização, planejamento, execução das atividades, bem como a coleta de dados, analise e avaliação das ações que são direcionadas ao público em situação de vulnerabilidade social ao qual o programa é destinado.
Descrição: COSTA, R. C. Pedagogia social: a atuação do pedagogo/orientador social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - um relato de experiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27135
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Clementino da Costa.pdfPDF - Rafaela Clementino da Costa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito83.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.