Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27230
Título: Eficiência do treinamento funcional para idosos
Autor(es): Silva, Mateus Bezerra da
Palavras-chave: Idosos - Exercício físico
Treinamento funcional
Qualidade de vida
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: O envelhecimento humano é um processo que é natural e continuo. Onde naturalmente ocorrem alterações como o enfraquecimento das células, o metabolismo e os movimentos do corpo tendem a ficarem mais lentos. Esses fatores acabam causando muitas vezes a incapacidade do individuo de realizar as atividades da vida diária, afetando assim, a autonomia do idoso. O exercício físico praticado regularmente e com mudanças sobre os hábitos alimentares, é possível prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento. Diante do cenário atual, é possível observar que um método de exercício físico vem se destacando no cenário do treinamento, que é o treinamento funcional. O objetivo do presente estudo é investigar através de estudos disponíveis na literatura, sobre a eficácia do treinamento funcional para população idosa. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica. A busca pelos estudos para realização da pesquisa foi através de bases de dados online como SciELO e Google Acadêmico. Com estudos publicados no período entre 2018 a 2021. Resultados: Os estudos reforçam que o treinamento funcional é capaz de melhorar a força muscular, composição corporal, flexibilidade e o equilíbrio dos idosos. Conclusão: o treinamento funcional quando aplicado de maneira sistematizada, respeitando os princípios do treinamento, esse método de treinamento é eficiente e é capaz de proporcionar melhorias sobre as capacidades físicas do idoso.
Descrição: SILVA, Mateus Bezerra da. Eficiência do treinamento funcional para idosos. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27230
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus Bezerra da SilvaTCC - Mateus Bezerra da Silva478.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito262.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.