Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27242
Título: Estágio supervisionado em Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Experiências de ser professor
Autor(es): Melo, Jocélio Henriques de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ciências Biológicas
Formação docente
Data do documento: 27-Mai-2022
Resumo: Atualmente os resultados no cenário social e educacional pressupõem reflexões e ações que possibilitam compreender como se dá a formação de professores para a educação básica e superior. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), relato uma experiência pessoal no processo de formação docente, destacando a importância da realização dos estágios supervisionados em ensino. Por outro lado, também destacou a importância da sua realização ter se dado em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A realização do Estágio Supervisionado em Ensino (ESE) consistiu em cumprir com a exigência do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e planejar ações que promovessem a permanência e aprendizagem dos alunos da EJA, uma vez que muitos deles estiveram afastados da escola por muito tempo. Percebi que o retorno dos jovens e adultos à condição de educandos, visa inserir essa parcela da população em um cenário econômico, social e político; familiar aos jovens trabalhadores e aos adultos, alguns aposentados, que não tiveram oportunidade de se alfabetizar quando eram jovens. Saliento, a partir da minha vivência em campo de estágio, a sua importância e necessidade para a formação de futuros professores de Biologia, uma vez que propicia a oportunidade de relacionar teoria e prática com a realidade do cotidiano. Escola.
Descrição: MELO, Jocélio Henriques de. Estágio supervisionado em Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Experiências de ser professor. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27242
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jocélio Henriques de MeloTCC - Jocélio Henriques de Melo562.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito86.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.