Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27272
Título: Negacionismo antivacina à brasileira: da Revolta da Vacina à Pandemia de SARS-Cov-2
Autor(es): Lima, Joallison Moreira de
Palavras-chave: Anticientificismo
Vírus
Imunização
Comunicação
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: Esta investigação tem como objeto compreender o negacionismo antivacina brasileiro, em uma perspectiva comparativa que procura refletir sobre o negacionismo em dois períodos distintos: a Revolta da Vacina (1904) e a pandemia de COVID-19. São explorados alguns dos pontos de convergência e as singularidades dessas experiências históricas. Para essa finalidade, desenvolvemos uma breve história da imunoprevenção que é seguida de análises sobre a Revolta da Vacina (1904) e a experiência contemporânea da pandemia de COVID-19. A premissa do trabalho é que o Estado e a descredibilização da produção científica serviram como terreno fértil para a fecundação da antipatia contra as vacinas, em ambos momentos históricos do Brasil republicano. Optou-se pelo uso de uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e bibliográfico. Por fim, a pesquisa aponta que a má instrução científica básica por parte da população é um fator decisivo para adesão a ideias anticientíficas, que são potencializadas por veículos de propagação de (des)informação em massa e que pessoas de relevância no cenário nacional acabam por materializar ações e condicionar posicionamentos através de discursos negacionistas.
Descrição: LIMA, J. M. de. Negacionismo antivacina à brasileira: da Revolta da Vacina à Pandemia de SARS-Cov-2. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27272
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Joallison Moreira de LimaPDF- Joallison Moreira de Lima540.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito341.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.