Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27280
Título: A pandemia do novo coronavirus (Covid 19) e os impactos na educação: percepções e experiências do ensino remoto nas escolas do ensino fundamental do município de Cubati-PB
Autor(es): Costa, Viviane Guimarães
Palavras-chave: Pós-Pandemia
Ensino
Educação
Ensino remoto
Docência
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Este artigo discorre sobre ensino remoto durante a pandemia, objetivando elencar as percepções e experiências do ensino remoto nas escolas das séries iniciais do ensino fundamental do município de Cubati-PB, possibilitando detectar na visão dos docentes quais os desafios, vantagens e desvantagens desse período onde o ensino presencial passou a ser de forma remota. Para respaldar a pesquisa utilizamos uma revisão da bibliografia que aborda o tema tais quais: Freire (1987), Godoy(1995), Moran(2015), Preti( 1996).entre outros. Dentre os descritores elegemos: pandemia, ensino remoto, docência, habilidades, utilizamos como instrumentos de coleta de dados utilizamos, inicialmente, um questionário eletrônico abordando questões referente ao processo educacional, no segundo momento empregamos entrevistas realizadas com o corpo docente das escolas do Ensino Fundamental séries Iniciais da cidade de Cubati-PB. Devido à complexidade do tema identificamos as implicações do ensino remoto, processo que possibilitou compreender as dificuldades do processo educacional no retorno as aulas presenciais, que apesar de não ter um ano letivo perdido, não tiveram avanços na aprendizagem, mas uma queda no rendimento escolar, evasão escolar, capacitação dos professores, queda no nível de habilidades solicitadas pelo BNCC; a educação foi estagnada, os problemas deixados pela pandemia na educação é um desafio para a educação no Brasil que corre o risco de retroceder duas décadas na educação.
Descrição: COSTA, V. G. A pandemia do novo coronavirus (Covid 19) e os impactos na educação: percepções e experiências do ensino remoto nas escolas do ensino fundamental do município de Cubati-PB. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27280
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VIVIANNE GUIMARÃES COSTA.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC.pdf440.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.