Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27281
Título: O dito e o não-dito em charges de contexto pandêmico: o fenômeno semântico-pragmático da pressuposição
Autor(es): Brito, Gilmara Jane Oliveira de
Palavras-chave: Pressuposição
Charge
Gênero textual
Discurso
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar os elementos ativadores da pressuposição, no gênero textual charge, que contém discursos com a temática da pandemia atual. Os objetivos específicos são: Mostrar como se dá o processo da pressuposição através de advérbios e construções adverbiais e identificar os conteúdos implícitos engatilhados pelos advérbios e construções adverbiais nas charges analisadas. A motivação para desenvolver este trabalho surgiu do interesse em investigar a construção dos pressupostos em charges no gênero em questão, sobremodo dada a sua importância social de proporcionar uma leitura crítica de fatos sociais. Em particular, as charges com o discurso da pandemia da Covid-19 aguçam um entendimento crítico dessa realidade. Para tanto, este artigo se respalda na perspectiva teórica do fenômeno da Pressuposição. Nessa teoria enfocamos principalmente que: 1) Para (DUCROT, 1987) a argumentação se faz presente na própria língua; 2) Para (CANÇADO, 2008) a pressuposição é um fenômeno semântico-pragmático e 3) (SOUZA; e PAGANI, 2022) apresentam gatilhos pressuposicionais muito relevantes para a descoberta dos pressupostos. No percurso metodológico adotado foram coletadas para análise quatro charges retiradas do portal O Tempo, no período entre janeiro e março de 2022. A análise desenvolvida confirma os pressupostos teóricos de que a identificação de informações implícitas em discursos deve fazer parte da própria interpretação e do próprio entendimento dele.
Descrição: BRITO, G. J. O. O dito e o não-dito em charges de contexto pandêmico: o fenômeno semântico-pragmático da pressuposição. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27281
ISSN: CDD 401.43
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILMARA_20220429_0001.pdfTermo de Depósito63.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- GILMARA JANE - TCC.pdfGILMARA JANE OLIVEIRA DE BRITO913.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.