Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27347
Título: Flexibilizações trabalhistas: análise das medidas provisórias frente a crise econômica amplificada pela pandemia do covid-19 nos supermercados de campina grande - PB
Autor(es): Andrade, Emilly Pedro
Palavras-chave: Medidas provisórias
Flexibilização trabalhista
Departamento pessoal
Pandemia covid-19
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: Com o advento da pandemia do Coronavírus (COVID-19), novas medidas trabalhistas foram criadas e as relações de trabalho tiveram mudanças com o propósito de preservar o emprego e a renda, tendo o departamento pessoal como grande auxiliador das empresas nesse cenário de incerteza. Nesse contexto, a pesquisa objetivou verificar quais os benefícios trazidos pelas flexibilizações trabalhistas através das Medidas Provisórias instituídas pelo Governo Federal para as empresas de supermercados de Campina Grande – PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa realizada através de um questionário do Google Forms, composta por 16 questões relacionado a caracterização da empresa e a flexibilização trabalhista decorrente do COVID-19. Os resultados apontam que as Medidas Provisórias trouxeram benefícios para as empresas e seus colaboradores, preservando o emprego e a renda dando o suporte econômico e financeiro para a organização. Haja vista, 73,80% do total de respondentes afirmaram que as medidas foram importantes para preservação do emprego e da renda e 79,40% das empresas consideram que as medidas trouxeram benefícios para a saúde econômica e financeira das empresas, auxiliando na continuidade das atividades salvando de um prejuízo maior. Observou-se também que 43,90% concordam e 35,5% concordam totalmente que o departamento pessoal foi de grande importância nesse momento de incerteza, pois contribuíram para a tomada de decisão e superação da crise, reduzindo custos e garantindo empregos, seguindo as novas normas que surgiram durante a pandemia do Coronavirus.
Descrição: ANDRADE, E. P. Flexibilizações trabalhistas: análise das medidas provisórias frente a crise econômica amplificada pela pandemia do Covid-19 nos supermercados de Campina Grande - PB. 28f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27347
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emilly Pedro Andrade.pdfPDF - Emilly Pedro Andrade873.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito614.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.