Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27366
Título: Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB.
Autor(es): Gomes, Lidiane
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Escola Cidadã Integral (ECI)
Políticas Públicas
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar, a partir da minha experiência como estagiária na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, as minhas percepções sobre como aconteceu a implementação da Escola Cidadã Integral (ECI) nesta unidade escolar. Fez parte da metodologia, a leitura sobre esse Programa Curricular: ECI; uma vez que buscamos informações em sites do Governo do Estado da Paraíba (PB) e outros autores que tratam a respeito dessa temática, tais como: Araújo e Nunes (2019) e Leite (2019), para compreender a importância de propostas de mudanças curriculares nas Escolas Públicas de Educação Básica. Além desses estudiosos, Januário (2008) e Lima e Pimenta (2011) fundamentaram a importância do Estágio Supervisionado na formação da Licenciatura. Ademais, a nova modalidade de ensino que foi colocada em prática na escola José Soares de Carvalho apresentou-se com um grande desafio de adaptação por meio do corpo docente que compunha essa Instituição de Ensino. Um dos grandes obstáculos consistiu na série de mudanças que a escola teria que realizar para acomodar os alunos, em período integral; ou seja, na sua infraestrutura física e pedagógica, para assim, conseguir realizar o Plano Político Pedagógico (PPP) para melhor receber o novo ensino. Em síntese, constatamos que, antes de qualquer mudança em uma modalidade de ensino, é preciso se atentar para as questões básicas de funcionamento das escolas: a sua infraestrutura; a formação profissional dos professores e gestores; a realidade dos discentes; assim como, a escolha adequada dos Parâmetros Curriculares.
Descrição: GOMES, L. Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27366
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane GomesPDF - Lidiane Gomes779.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito432.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.