Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27385
Título: Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira.
Autor(es): Santos Júnior, Francisco de Assis dos
Palavras-chave: Educação não formal
Ensino das artes
Educador social
Transformação social
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Este trabalho versa sobre o ensino da Arte em ambiente não escolar no processo de construção da consciência social. Neste sentido, o estudo dirigiu seu olhar para os desafios e os entraves enfrentados pelos Educadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no atendimento ao público em vulnerabilidade social, com o objetivo de analisar as práticas desses profissionais no tocante as lacunas do ensino formal para o público atendido pelo SCFV. Para tanto, entrevistou-se educadores sociais das diversas unidades situadas no Município de Guarabira e que se encontram em pleno funcionamento, colhendo elementos sobre a identificação dos educadores e do trabalho realizado, buscando o entendimento sobre a Arte nas práticas educativas. Os profissionais apontaram algumas dificuldades para efetivarem suas práticas de maneira satisfatória, o que implica diretamente na formação cidadã dos usuários, com destaque para os seguintes aspectos: continua desvalorização vivenciada e suporte insuficiente fornecido pelo município aos educadores. Mesmo assim, eles confiam na transformação social por meio do SCFV, da Arte e do ensino não formal, desde que seja possível e primordial o trabalho educativo em que o protagonismo do usuário seja provocado e incentivado, desvendando suas potencialidades. Neste sentido, deve-se suceder uma reavaliação para que aconteça a valorização e a capacitação devida desta classe.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, F. de A. dos. Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27385
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis dos Santos JúniorPDF - Francisco de Assis dos Santos JúniorPDF - Francisco de Assis dos Santos Júnior654.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito13.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.