Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393
Título: Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott
Autor(es): Alves, Géssica Quênia de Oliveira
Palavras-chave: Educação Escolar
Promoção de saúde
Winnicott
Ambiente-Holding
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: O trabalho discute a promoção da saúde na escola a partir das noções de ambiente e holding, formuladas pelo psicanalista inglês Donald Winnnicott, objetivando compreender a instituição escolar como um espaço de promoção da saúde, numa perspectiva winnicottiana. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como: refletir sobre o conceito ampliado de saúde e de determinação social dos processos de saúde; refletir sobre a política de promoção da saúde; refletir sobre as práticas de saúde na escola, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS; identificar as contribuições dos conceitos winnicottianos de ambiente e holding, para a promoção/produção da saúde na escola ou da construção da escola enquanto ambiente saudável. Estas reflexões são importantes porque muitas das ações adotadas para a promoção da saúde na escola ainda estão presas a uma visão do modelo biomédico. Concernente aos aspectos metodológicos, esta monografia possui natureza bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir da “revisão narrativa”. Para ilustrar a escola enquanto ambiente holding, foram utilizadas cenas do filme “Taare Zameen Par” (Como Estrelas na Terra). Por meio das reflexões propostas neste trabalho, foi possível compreender que a escola pode se constituir enquanto lugar de promoção e produção de saúde de forma abrangente, a partir de uma perspectiva winnicottiana (holding).
Descrição: ALVES, G. Q. de O. Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Quênia de Oliveira AlvesPDF - Géssica Quênia de Oliveira Alves763.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito259.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.