Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Avelino da-
dc.date.accessioned2022-08-08T10:50:32Z-
dc.date.available2022-08-08T10:50:32Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.otherCDD 416-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27435-
dc.descriptionSILVA, J. A. Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as experiências de leitura com a literatura de cordel em um clube de leitura online contribuíram para a formação leitora de estudantes de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Monteiro Paraíba. Para averiguarmos como o clube de leitura se configurou como uma importante ação de promoção e fomento à leitura de textos da literatura de cordel, aplicamos um questionário com os alunos que participaram do clube e com a professora de Língua Portuguesa deles, que, à época, era também preceptora da Residência Pedagógica. Além disso, com base em notas de nosso diário reflexivo, a fim de descrevermos a metodologia aplicada nos encontros do clube de leitura e refletirmos sobre ela, relatamos cinco encontros do clube de leitura, momentos em que foram lidos os seguintes cordéis: “O Futebol no inferno”, de José Soares, “Cachorro dos Mortos”, de Leandro Gomes de Barros e o “O filho de Evangelista do Pavão Misterioso”, de Manoel Apolinário Pereira. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo e ancora-se, teoricamente, nas orientações de Solé (1998), que nos serviu de embasamento para pensarmos sobre as estratégias de compreensão leitora, e nas discussões de Medeiros e Pinheiro (2014), Marinho e Pinheiro (2012) e Cândido (2004), que nos serviram de suporte para pensarmos o lugar da literatura e do cordel na formação de leitores bem como nos pressupostos de Luzia de Maria (2016), Souza (2018) e Cosson (2014), que nos foram imprescindíveis na reflexão sobre os clubes de leitura. A análise e os resultados obtidos com esta pesquisa nos permitiram identificar que o clube de leitura sobre o qual nos detivemos, ainda que em um espaço curto de tempo, foi uma ação de grande relevância no processo de formação leitora dos alunos. Desta forma, a seleção dos textos da literatura de cordel que abordavam uma linguagem de fácil compreensão, além das temáticas do interesse dos alunos, contribuíram de forma contundente para que os discentes vivenciassem a experiência do clube de forma ativa, lendo, comentando, compartilhando opiniões e se posicionando de forma crítica frente aos textos e desejassem continuar presentes a cada encontro do clube.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleLeitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura onlinept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Avelino da Silva.pdfPDF - Jaqueline Avelino da Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito126.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.