Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27487
Título: A proteção jurídica à mulher vítima de violência psicológica nas relações familiares
Autor(es): Alves, Nalva da Silva
Palavras-chave: Violência doméstica
Mulher
Desigualdade de gênero
Data do documento: 17-Jun-2022
Resumo: Ao longo das décadas o papel da mulher tem mudado consideravelmente na sociedade. Inicialmente considerada como parte dependente (passiva) no âmbito familiar, sua capacidade era minimamente limitada na forma de integrar a sociedade civil, sendo ensinadas a exercer somente tarefas familiares, sem oportunidades na vida política e econômica do país. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar se, e como, as diretrizes apresentadas pela Lei Maria da Penha estão sendo implementadas e se o estado possui uma política pública eficaz de combater a este tipo de violência. A metodologia adotada ocorreu por meio da análise de registros históricos que tratam o tema, observando o grau de evolução nas conquistas diretas e indiretas da mulher. A realização do mapeamento se deu através da busca de dados coletados a partir dos órgãos públicos e sites oficiais das secretarias estaduais, Poder Judiciário e Legislativo. Com os resultados obtidos, verificou-se que apesar da conquista de direitos e os grandes avanços legislativos e jurídicos para a proteção da mulher, aspectos como a desigualdade de gênero e a discriminação contra as mulheres ainda são uma realidade. Os direitos das mulheres encaram obstáculos para serem enfrentados e cumpridos, principalmente no que se refere a cultura estrutural que influencia diretamente nos comportamentos da sociedade.
Descrição: ALVES, N. da S. A proteção jurídica à mulher vítima de violência psicológica nas relações familiares. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27487
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nalva da Siva Alves914.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito593.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.