Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27515
Título: Instrumentos Gerenciais de Apoio à Tomada de Decisão: Um Estudo com Empreendedores da Cidade de Patos-PB
Autor(es): Tomaz, Myllenna Janayna de Queiroz Oliveira
Palavras-chave: Empreendedorismo
Perfil empreendedor
Ferramenta gerenciais
Tomada de decisão
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A utilização de ferramentas gerenciais são relevantes dentro do ambiente corporativo, pois possibilita uma maior probabilidade de acerto na tomada de decisão, devido à informação que é trazida ao gestor no gerenciamento do seu negócio. O presente trabalho tem como objetivo analisar quais ferramentas gerenciais de apoio à tomada de decisão são utilizadas pelos empreendedores localizados na cidade de Patos, PB. O mesmo buscou apurar o perfil dos empreendedores, as ferramentas por ele utilizadas e verificar as dificuldades encontradas pelos gestores. A metodologia aplicada foi o levantamento, a pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário, obtendo uma amostragem de 108 empreendedores respondentes. Diante dos resultados obtidos foi comprovado a utilização de ferramentas como Softwares de relacionamento com cliente, de gestão financeira, gestão de marketing, a planilha eletrônica Excel, 5W2H, análise SWOT, Canvas, Plano de negócios, ciclo PDCA e balanced scorecard na tomada de decisão. Foi comprovado como dificuldade por parte dos gestores, o desconhecimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, a falta de tempo, a não correspondência dos sistemas utilizados pelos gestores em refletir a realidade da empresa. Por fim, a pesquisa demonstra a utilização das ferramentas de apoio à tomada de decisão pelos gestores da cidade de Patos, PB, e obtém-se que há dificuldade por parte dos gestores em identificar possíveis ferramentas que sirvam de apoio no processo de tomada de decisão, assim como a falta de tempo e os sistemas de apoio utilizados não refletirem a realidade da empresa.
Descrição: TOMAZ, M. J. Q. O. Instrumentos gerenciais de apoio à tomada de decisão: um estudo com empreendedores da cidade de Patos-PB. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27515
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Myllenna Janayna de Queiroz Oliveira TomazTCC - Myllenna Janayna de Queiroz Oliveira Tomaz1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito205.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.