Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27554
Título: Ensino e formação de professores em situação de estágio supervisionado curricular de geografia em tempos de pandemia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III
Autor(es): Tavares, Lidiane Alves
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino remoto
Formação de professores
Data do documento: 28-Set-2021
Resumo: Com o início da pandemia em 2020, o cenário da Educação Brasileira mudou, havendo uma adaptação ao ensino escolar e consequentemente novos desafios surgiram no âmbito educacional. Nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar a relevância do Estágio Supervisionado para a Formação docente e as implicações que a Pandemia tem causado no ensino de Geografia, principalmente na formação docente, uma vez que, não pôde ser realizado de forma presencial em sala de aula com as diversas atividades que a escola desenvolve em parceria universidade-escola. Porém, de maneira excepcional os atuais discentes desse componente tiveram que realizá-lo de forma remota evitando assim o contágio pelo coronavírus. Destaca-se neste contexto a relevância do estágio supervisionado na formação do professor não apenas como uma disciplina, mas como um momento ímpar para a formação do professor de geografia, na Universidade Estadual da Paraíba — Campus III, localizado na cidade de Guarabira/PB. Dessa forma, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Como procedimentos adotou-se uma fase bibliográfica sendo relevante para contextualizar o problema de investigação por meio de embasamento teórico de autores como: Barbosa e Rocha (2014), Callai (2000), Pimenta e Lima (2011), Nóvoa (1992). Uma segunda fase, deu-se por meio do trabalho de campo onde foram aplicados questionários semiestruturados (Via Google Forms). A pesquisa mostrou as vivências dos discentes dos componentes de Estágio Supervisionado, tecendo reflexões que deixem registradas as lacunas, desafios e possibilidades vividos durante o momento de ensino remoto, para os futuros professores de Geografia, estudantes que estão em formação inicial, demonstrando a importância de valorizarmos o Estágio Supervisionado e a formação de professores como um ato de emancipação.
Descrição: TAVARES, L. A. Ensino e formação de professores em situação de estágio supervisionado curricular de geografia em tempos de pandemia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27554
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Alves TavaresPDF - Lidiane Alves Tavares1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito485.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.