Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2757
Título: Quer fogo: os meios midiáticos e (des)territorialização do cigarro como sinônimo de prazer
Autor(es): Belarmino, Aline Martins
Palavras-chave: Cigarro
Mídia
Prazer
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O cigarro como um produto de consumo vem sendo continuamente (re)significado, dentro dessa perspectiva o ato de fumar esteve por muito tempo associado a um símbolo de elegância e charme, e até mesmo eram atribuídas características benéficas a saúde dos fumantes, mas a principal atribuição do cigarro estava na singular simbologia de ser algo sinônimo de prazer e assim as baforadas enfumaçadas ocupavam os mais diferentes ambientes e os cigarros eram empunhados pelos diferentes motivos, gêneros e classes sociais; desse modo, o cigarro até antes do final do século XX era uma espécie de passaporte de inclusão. Entretanto com o passar do tempo e a evolução da medicina, o discurso saudável tornou o cigarro um vilão e assim ele perde o seu lugar romântico consagrado pelos meios midiáticos; fumar é associado, nestes novos tempos, como um hábito nocivo a saúde pública em geral. Dentro desse contexto, tanto o cigarro quanto o fumante foram relegados a marginalização; fora das mídias, fora dos ambientes fechados, e assim os cigarros vêm ganhando as calçadas, os becos, os lugares menos glamorosos. Neste caleidoscópio de (re)definição, o cigarro não possui um único significado e estes significados, por sua vez, não é imutável, pois o cigarro, como este mundo pós-moderno, é (ou somos) mutantes.
Descrição: BELARMINO, A. M. Quer fogo: os meios midiáticos e (des)territorialização do cigarro como sinônimo de prazer. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Comparada)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2757
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Martins Belarmino.pdfAline Martins Belarmino1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.