Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27577
Título: A prática do judô por crianças: benefícios e melhoras no desenvolvimento dos fundamentos e convívio social
Autor(es): Azevedo, Leonardo Marques de
Palavras-chave: Judô
Condicionamento físico
Desenvolvimento pessoal
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O judô é um esporte de origem japonesa, criado por Kano com fins educativos e filosóficos. O seu criador prezava num atleta sua capacidade de realizar bem seus fundamentos, o reiho, shisei, jigotai, ayumi-ashi (as formas de deslocamento), taisabaki (os giros), ukemi (técnicas de amortecimento) e kumikata (pegadas). Preza pela disciplina, respeito ao adversário através da prática do esporte. Por ter o foco em crescimento pessoal além do desenvolvimento físico, entende-se que o esporte é uma ótima opção para ser introduzido a crianças em fase de desenvolvimento. Nesse trabalho foi possível observar um estudo de uma turma de 15 crianças entre 4 a 11 anos, numa média de seis meses de prática do esporte, todos ainda na mesma graduação: faixa branca. Foi realizada uma anamnese com o instrutor de judô em conjunto com a observação dos tutores responsáveis a respeito do desenvolvimento social das crianças. A maioria dos atletas conseguem realizar os fundamentos com muita eficiência, como por exemplo o Tsugio-ashi e o Mai-sabaki, ambos com uma taxa de 73% de excelência na execução, enquanto ao condicionamento físico, boa parte deles possuem ótima flexibilidade, entorno de 73%. Os responsáveis notaram uma mudança de comportamento a partir da prática do esporte, especialmente no desenvolvimento de disciplina e foco por parte dos judocas.
Descrição: AZEVEDO, Leonardo Marques de. A prática do judô por crianças: benefícios e melhoras no desenvolvimento dos fundamentos e convívio social. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27577
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Leonardo Marques de AzevêdoTCC - Leonardo Marques de Azevêdo688.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito511.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.