Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27593
Título: Análise dos artigos publicados na “Revista Investigações no Ensino de Ciências” sobre a abordagem de questões sociocientificas no período de 2011 a 2021
Autor(es): Lima, Thais Xavier de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Questões sociocientíficas
Pesquisas brasileiras
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: A utilização das questões sóciocientífica (QSC) no ensino de ciência está cada vez mais presente, com isso, o desenvolvimento de pesquisas utilizando essas questões que estão presente no cotidiano dos alunos vem sendo evidenciadas. Nesse sentido, a presente pesquisa sistematizou artigos que abordasse o ensino a partir dos QSC. Os lócus de pesquisa foi a “Revista Investigações no ensino de Ciências”. À luz desses argumentos, este trabalho teve por objetivo sistematizar os artigos indexados neste periódico para o período de 2011 2021, que discorreram sobre questões sócio científica no ensino. Após a pesquisa os dados foram organizados conforma as seguintes categorias: tema, área do conhecimento, disciplina, conteúdo, objetivo, aspectos epistêmicos, estratégias de ação utilizadas na sala de aula e estratégias metodológicas para abordagem das QSC. Os dados desta pesquisa revelaram que as temáticas QSC estão presentes em números variados de assuntos nos artigos indexados. Temas como COVID-19 e transgênica foram encontrados na pesquisa, esse dado revela que os QSC estão presentes em período recente, mas que também vem sendo discutido ao longo do tempo. Assim, como resultados do corpus selecionado, os artigos analisados apontaram que a disciplina de Química apresenta uma maior quantidade de pesquisas realizadas utilizando os QSC no período pesquisado. Seguindo de Biologia com uma quantidade considerável de pesquisas realizadas com maior enfoque nas doenças mais recentes e evolução biológica humana.
Descrição: LIMA, Thais Xavier de. Análise dos artigos publicados na "Revista Investigações no Ensino de Ciências" sobre a abordagem de questões sociocientíficas no período de 2011 a 2021. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27593
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaís Xavier de LimaTCC - Thaís Xavier de Lima769.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito354.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.