Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27615
Título: Impactos ambientais ao longo do Rio da Botija no município de Cubati, Paraíba
Autor(es): Avelino, Mayran de Souza
Palavras-chave: Meio ambiente
Poluição
Corpos hídricos
Mata ciliar
Rio da Botija
Data do documento: 22-Jun-2022
Resumo: Problemas ambientais muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas, e tal fato pode estar relacionado a visão reducionista que muitos possuem em relação ao meio ambiente. Essa visão leva a uma geração de impactos ambientais. Dentre eles, é válido destacar a poluição dos corpos hídricos, os quais muitas vezes recebem descartes de esgoto e resíduos sólidos. Nesse sentido, este trabalho objetivou fazer um levantamento dos impactos ambientais existentes no Rio da Botija, localizado no município de Cubati na Paraíba. Para amostragem do estudo foi selecionado um trecho de aproximadamente 3 km de rio, o qual abastece um reservatório. O levantamento dos dados foi realizado por meio de anotações de campo e registros fotográficos. Para amostragem da mata ciliar, foram mensurados indivíduos, com altura ≥ 1 m e com diâmetro do caule ao nível do solo (DNS) ≥ a 3 cm. Foi possível constatar que, na área urbana, o rio está recebendo forte impacto ambiental por despejo de esgoto em seu leito, e depósito de resíduos sólidos em sua margem, gerando grande contaminação. Outro aspecto observado está relacionado a mata ciliar, praticamente toda a vegetação da área urbana foi removida. Na área rural, a mata ciliar encontra-se relativamente bem conservada, mas pouca vegetação nativa foi observada. Em relação a área urbana, é notório a construção de novas habitações ao longo das margens do rio. Sendo assim, é possível constatar que há necessidade de um projeto de recuperação para diminuir e recuperar as áreas degradadas.
Descrição: AVELINO, Mayran de Souza. Impactos ambientais ao longo do rio da botija no município de Cubati, Paraíba. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27615
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayran de Souza AvelinoTCC - Mayran de Souza Avelino1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito564.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.