Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27631
Título: O papel do Conselho Nacional de Justiça na efetivação dos direitos das pessoas vulneráveis: um recorte analítico fundamentado no eixo temático nº 1 do CNJ
Autor(es): Moreira, Carla Uedler
Palavras-chave: Populações vulneráveis
Conselho Nacional de Justiça - CNJ
Planos estratégicos
Eixo temático nº 1 do CNJ
Políticas afirmativas no judiciário
Data do documento: 15-Jul-2022
Resumo: Os direitos das populações vulneráveis trazidos na atual gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), biênio 2020/2022, especificamente no Eixo Temático nº 1, compreendem a Proteção dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente. O CNJ trouxe grandes alterações ao Poder Judiciário Nacional, tornando-se garantidor de políticas públicas de proteção dessa parcela da população, em especial, aos direitos das crianças, das questões ligadas a raça e gênero, as quais serão analisadas neste trabalho. A proposta é avaliar a efetividade das garantias das políticas públicas do Conselho Nacional de Justiça, especificamente no que diz respeito aos direitos das populações vulneráveis (Eixo Temático nº 1), ponderando à seguinte hipótese: se essas políticas públicas têm sido eficazes na proteção e defesa dos direitos da população vulnerável. A presente pesquisa, portanto, é uma revisão de literatura e o método é o dedutivo, por meio de pesquisas bibliográficas, de resoluções, das portarias e da atual legislação nos sítios do governo e outras instituições, o qual terá aporte para analisar os resultados quanto à aplicação das leis já existentes, visando garantir de forma incisiva a atuação positiva estatal. Desse modo, trazendo, ainda, à tona a possibilidade de oportunizar diálogos interinstitucionais, ampliando a ordem democrática de direito, avaliando se essas intercorrências minimizarão os impactos decorrentes das violações dos direitos humanos diante da atual estrutura do judiciário. Assim, o presente estudo se mostra de extrema relevância para todos os ramos do direito, visto que envolve a atuação de todos os órgãos judiciários.
Descrição: MOREIRA, C. U. O papel do Conselho Nacional de Justiça na efetivação dos direitos das pessoas vulneráveis: um recorte analítico fundamentado no eixo temático nº 1 do CNJ. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27631
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Uedler Moreira1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito664.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.