Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27647
Título: O texto nas aulas de língua portuguesa: um encontro das possiblidades de leitura no conto Pai contra mãe, de Machado de Assis
Autor(es): Santos, Juliana Moreira dos
Palavras-chave: Texto
Leitura literária
Letramento literário
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Este trabalho discute e reflete acerca da noção de texto atrelada à leitura literária e, por meio do letramento literário, apresenta uma proposta que possibilita aos alunos a percepção de como estão presentes os múltiplos significados de um texto ficcional. O nosso corpus constitui-se do conto Pai contra mãe de Machado de Assis. E, para embasar nossas reflexões e discussões, mobilizamos os conceitos dos autores que dialogam acerca da noção de texto nas aulas de língua portuguesa, sendo Antunes (2003-2009), Azeredo (2018), Bakhtin (2011), bem como os autores que contribuem para a perspectiva da leitura literária, como Cosson (2021), Manguel (1997) e Pound (2006). No que concerne a metodologia, seguimos por um viés da pesquisa qualitativa que norteia a visão interpretativista aplicada na sala de aula. Como resultado, vimos na prática, a funcionalidade do letramento literário na construção de alunos capazes de perceberem o texto como lugar das possibilidades, que os permitem constituir-se enquanto sujeitos críticos e reflexivos em relação ao que leem.
Descrição: SANTOS, J. M. dos. O texto nas aulas de língua portuguesa: um encontro das possiblidades de leitura no conto Pai contra mãe, de Machado de Assis. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27647
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Moreira dos SantosPDF - Juliana Moreira dos Santos2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Juliana Moreira dos SantosTermo de depósito475.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.