Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Ariano Batista-
dc.date.accessioned2012-09-24T18:57:34Z-
dc.date.available2012-09-24T18:57:34Z-
dc.date.issued2012-09-24-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/276-
dc.descriptionMOTA, A. B. A mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a presença da mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo, realizada em três etapas. A pré-análise da pesquisa foi feita através da seleção e obtenção dos documentos, além da leitura flutuante do corpus de análise. Já a exploração do material, foi realizada através da elaboração das fichas de conteúdo, da retirada dos núcleos de sentido e da categorização dos dados. Como etapa final, foi feita a interpretação referencial dos dados, a partir das categorias criadas a priori. Como principais resultados e reflexões, destaca-se a presença da mídia em todos os documentos analisados, o que revela a importância da formação inicial e continuada em Educação Física estar atenta a essa questão. Com relação a sua recorrência, a pesquisa revelou que as unidades de registro convergiram em maior quantidade para a categoria “objeto de estudo”, depois para a categoria “contexto”, “recurso didático” e “produção midiática”. Essa distribuição mostra que o trato da mídia nesses documentos segue uma tendência crítica em relação aos seus discursos, tendo de certo modo ultrapassado a perspectiva instrumental de utilização dos meios, mas ainda se mostrando timidamente na perspectiva criativa de produção midiática. Outro ponto a ser destacado, diz respeito à utilização da mídia enquanto recurso didático, não só para a transmissão de conteúdos, mas também para sua avaliação. Tendo em vista a presença da mídia nesses documentos, em diversas perspectivas de atuação para o professor de Educação Física no Ensino Médio, é preciso que a formação na área esteja mais atenta a essa realidade, capacitando os discentes para a atuação com a mídia em sua futura prática pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Ribeiro Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectOrientação curricularpt_BR
dc.titleA mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariano Batista Mota.pdfAriano Batista Mota629.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.