Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27706
Título: Os desafios da atuação do/a Assistente Social na política de saúde: uma análise do contexto hospitalar em tempos da pandemia da COVID-19
Autor(es): Silva, Milena Vitória de Sousa e
Palavras-chave: Política de Saúde
Pandemia Covid-19
Serviço Social
Assistente Social
Contexto hospitalar
Data do documento: 6-Ago-2022
Série/Relatório no.: ;362
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo refletir sobre a atuação dos/as Assistentes Sociais inseridos na Política de Saúde, especificamente no contexto hospitalar, buscando identificar as demandas e os desafios que se apresentam no cotidiano do exercício profissional no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Para tanto utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, com respaldo no referencial teórico-metodológico crítico-dialético. A realização desse estudo foi motivada pelas inquietações surgidas na vivência do Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social, realizado junto ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes no município de Campina Grande/PB, iniciado em setembro de 2019 e suspenso em março de 2020 em função da pandemia da COVID-19, e retomado para sua finalização somente no ano de 2022. Diante da complexidade e dos impactos trazidos pela doença, o Serviço Social é convocado para atuar, junto com os/as demais trabalhadores/as da saúde, na linha de frente no enfrentamento da doença, em meio a condições de trabalho precárias, enfrentando inúmeros desafios no cotidiano da prática profissional. Para situarmos o debate sobre os impactos da pandemia na atuação do Serviço Social, realizamos uma breve discussão acerca da política de saúde brasileira, analisando a interlocução histórica do Serviço Social com a área, evidenciando a centralidade da sua atuação no âmbito hospitalar e nesse contexto procuramos refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo/a assistente social na linha de frente da pandemia. Os resultados desse estudo, nos possibilitaram apreender que o Serviço Social, mesmo atravessado por tensões e desafios, organizou o seu processo de trabalho de modo a continuar garantindo qualidade na assistência prestada aos usuários dos serviços de saúde.
Descrição: SILVA, Milena Vitória de Sousa e. Os desafios da atuação do/a Assistente Social na Política de Saúde: uma análise do contexto hospitalar em tempos da pandemia da COVID-19. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27706
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Vitoria de Sousa e Silva.pdfPDF - Milena Vitória de Sousa e Silva687.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito194.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.