Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27781
Título: Aplicação do treinamento de força a indivíduos com síndrome da dor patelofemoral: uma revisão sistemática
Autor(es): Araújo, Patrícia Silva
Palavras-chave: Treinamento de força
Força muscular
Síndrome da dor patelofemoral
Data do documento: 30-Ago-2021
Resumo: A Síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é uma das doenças mais comuns do joelho, geralmente afeta indivíduos jovens ativos, sendo mais comuns em mulheres. Caracteriza-se por uma dor na parte anterior do joelho que se agrava durante a caminhada, corrida, saltos, agachamentos, subidas e descidas de escada e durante a permanência por longos períodos na posição sentada. A etiologia é multifatorial e requer um tratamento multiprofissional. O Treinamento de Força (TF) auxilia na recuperação da força muscular e contribui para estabilização da lesão. Diante disto, este estudo teve como objetivo compreender como tem sido feita a aplicação do TF em indivíduos com SDPF. Trata-se de uma revisão sistemática composta por 10 artigos indexados nas bases de dados da PEDro, PubMed e MEDLINE, publicados entre 2016 e 2021. Os resultados apontam que, além do fortalecimento dos extensores do joelho, tem sido empregado o fortalecimento dos músculos do quadril (abdutores e rotadores laterais) e core, bem como alongamentos estáticos para isquiotibiais, trato iliotibial e gastrocnêmio. Além disso, a utilização de fitas e bandagens patelar, bem como treinamento com restrição de fluxo sanguíneo (BRF) demonstraram bons resultados. Entretanto, faz-se necessário que mais ensaios clínicos sejam realizados a fim de garantir robustez aos achados.
Descrição: ARAÚJO, Patrícia Silva. Aplicação do treinamento de força a indivíduos com síndrome da dor patelofemoral: uma revisão sistemática. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27781
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Silva Araújo.pdfPDF - Patrícia Silva Araújo697.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito - Patrícia Silva Araújo114 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.