Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27827
Título: Cálculo mental: uma abordagem lúdica no 6° ano do ensino fundamental
Autor(es): Guedes de Azevedo, João Victor
Palavras-chave: Cálculo mental
Ensino de Matemática
Ensino lúdico
Recursos didáticos
Data do documento: 16-Set-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo a respeito do lúdico como ferramenta para o ensino do cálculo mental, envolvendo as quatro operações básicas da Matemática. É destacado como se deu o início do estudo em relação ao desenvolvimento dessa metodologia em sala de aula, bem como sua contribuição para uma melhor formação dos alunos. Desse modo, através da aplicação do jogo “Bingo das quatro operações” como processo de diagnose e de avaliação, foi possível detectar os pontos positivos e negativos na absorção do conteúdo por parte dos discentes, contribuindo na elaboração de possíveis soluções para o problema que é a aplicação da matemática básica nas escolas, visto que são de indispensável importância para o desenvolvimento de cada cidadão. Assim, a pesquisa atual traz, essencialmente, uma contribuição fundamental para o ensino da matemática. Por esse meio, pode-se obter uma compreensão mais profunda da matemática e sua contextualização no ensino. Esse fator ajuda a treinar os discentes para aprender as quatro operações básicas, como também sua aplicação no cotidiano de cada um deles.
Descrição: AZEVEDO, J. V. A. Cálculo mental: uma abordagem lúdica no 6° ano do ensino fundamental. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27827
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Victor Guedes de AzevedoTCC - João Victor Guedes de Azevedo537.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito107.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.