Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27852
Título: Desenvolvimento de um sistema nanotecnológico para veiculação de candidato à fármaco leishmanicida
Autor(es): Araújo, Izabele de Souza
Palavras-chave: Leishmaniose
Derivado-amino-tiofênico
Nanopartículas poliméricas
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: A leishmaniose é causada por parasitas do gênero Leishmania da família Trypanosomatidae, transmitidos através do flebotomíneo fêmea da ordem Díptera, que infecta as células do sistema imunológico do hospedeiro. O tratamento atual é baseado principalmente em antimoniais pentavalentes, entretanto possui um alto custo, toxicidade e tratamentos prolongados. O derivado 2-aminotiofênico (SB-83), um candidato a fármaco leishmanicida, apresentou melhores resultados e mais seletividade, sendo 840 vezes mais benigno para macrófagos murinos e de 14,84 vezes mais benigno para eritrócitos humanos, quando comparado ao antimoniato de meglumina (Glucantime®) .As nanopartículas poliméricas (NP) surgem como uma alternativa para o encapsulamento de fármacos e agentes biológicos ativos devido a sua capacidade de acumular-se em órgãos ricos em macrófagos e potencializar o efeito do agente encapsulado. Essas NP apresentam destaque no tratamento contra a leishmaniose, pois os fagócitos captam as NP e se acumulam nos órgãos atingidos pela parasitose, direcionando a entrega do medicamento ao local alvo. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo desenvolver um sistema nanoparticulado contendo o derivado SB-83 para direcionar o fármaco para dentro dos macrófagos infectados para o tratamento da leishmaniose. Inicialmente, foi realizado a validação analítica do método de quantificação do fármaco por espectrofotometria de UV-Vis, em seguida foram desenvolvidas as nanopartículas de poli (ácido láctico) (PLA) contendo o SB-83 por duas técnicas: nanoprecipitação e emulsão simples (O/A) seguidas de evaporação do solvente. Além disso, foi avaliado as características morfológicas e físico-químicas das nanopartículas. Os resultados da validação analítica por espectrofotometria do SB-83 demonstraram que o método apresentou especificidade para o ponto médio da curva (DPR≤ 3,90%), foi exato (0,1758 ± 0,9518 e p < 0,01), e preciso (DPR < 5% e p > 0,05). Além disso, o método foi linear e robusto para as condições testadas. E por fim, os resultados da caracterização morfológica e físico-química das nanopartículas propõem que a presença do SB-83 contribuiu para aumentar o tamanho das partículas (205,7 ± 4,75 nm), no qual apresentou um potencial zeta negativo (-20,4 ± 0,65 mV) e índice de polidispersão de 0,274 ± 0,04 e uma eficiência de encapsulação de 62,7% ± 0,12 e 88,9% ± 0,87 pelo método direto e indireto, respectivamente. Assim, este trabalhou demonstrou que as nanopartículas contendo o SB-83 pode se tornar uma futura alternativa terapêutica para o tratamento da leishmaniose.
Descrição: ARAÚJO, I. de S. Desenvolvimento de um sistema nanotecnológico para veiculação de candidato à fármaco leishmanicida. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27852
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabele de Souza Araújo603.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito63.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.