Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27868
Título: Morfologia de esporos de Doriopteris J. Sm. (Pteridaceae) da floresta atlântica nordestina do Brasil
Autor(es): Silva, Ingryd Luana Carneiro da
Palavras-chave: Palinologia
Samambaias
Taxonomia
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: Dentro do grupo das samambaias, o gênero Doryopteris (Pteridaceae) possui 31 espécies distribuídas no Brasil, sendo seis encontradas na Floresta Atlântica Nordestina, também chamada de Floresta Atlântica Setentrional, que compreende os fragmentos florestais nos Estados do Nordeste ao norte do rio São Francisco. Este trabalho tem como objetivo apresentar a diversidade morfológica dos esporos de Doryopteris na Floresta Atlântica Nordestina, favorecendo a distinção entre as espécies do gênero, haja vista os esporos possuem morfologia própria e ornamentação variada, o que torna o estudo ligado à morfologia polínica uma ferramenta a mais para a taxonomia do gênero. A coleta do material foi realizada em dois Herbários regionais (PEUFR e UFP), onde as amostras foram retiradas das espécies que possuem incidência na Floresta Atlântica Nordestina: Doryopteris collina (Raddi) J.Sm., Doryopteris concolor (Langsd. & Fisch.) Kuhn, Doryopteris ornithopus (Hook. & Baker) J. Sm., Doryopteris pentagona Pic. Serm, Doryopteris. sagittifolia (Raddi) J.Sm. e Doryopetis varians (Raddi) J. Sm.. No geral, os esporos de Doryopteris possuem um tamanho médio a grande, com abertura germinativa trilete, tendo diferenças quanto à ornamentação, contorno meridional e âmbito. Dentre as seis espécies estudadas, Doryopteris ornithopus possui uma maior distinção em relação as outras, podendo ser facilmente diferenciada das demais pelo seu tamanho (grande de 57 µm), porém todas as espécies possuem presença de cíngulo.
Descrição: SILVA, I. L. C. da. Morfologia de esporos de Doriopteris J. Sm. (Pteridaceae) da floresta atlântica nordestina do Brasil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27868
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingryd Luana Carneiro da SilvaPDF Ingryd Luana Carneiro da Silva617.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Deposito505.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.