Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27906
Título: Abordagem da quiropraxia na desordem temporomandibular em tempos de pandemia: relato de experiência em extensão universitária
Autor(es): Lima, Karoline Estevam de
Palavras-chave: Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Dor Orofacial
Quiropraxia
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: As articulações corporais são as regiões nas quais desconfortos, disfunções e patologias podem acontecer com grande frequência, podendo a articulação temporomandibular (ATM) ser afetada, sendo a disfunção temporomandibular (DTM) um exemplo disso. O projeto de extensão universitária “Quiropraxia e osteopatia em pacientes portadores de desordem temporomandibular” oferece tratamento fisioterapêutico especializado em quiropraxia e osteopatia para os indivíduos que apresentam algum problema relacionado à ATM ou face. Porém, em decorrência da pandemia do Covid-19, fez-se necessário que todas as atividades do projeto que são vinculadas ao programa de extensão “Atenção ao portador de Disfunção temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial” passassem a ser realizadas de forma remota. O objetivo deste trabalho foi apresentar, por meio do relato de experiência do projeto de extensão, os resultados obtidos nas ações realizadas durante a pandemia do Covid-19 pelos extensionistas e professores colaboradores. O trabalho de conclusão caracterizou-se pelo método observacional e descritivo das experiências vivenciadas pela aluna Karoline Estevam de Lima, durante o período de um ano, como extensionista bolsista. O desenvolvimento do projeto demonstrou que foi possível continuar fazendo ciência e preservar a interação multidisciplinar mesmo de forma remota, além de permitir um maior alcance e visibilidade para assuntos de extrema importância, como a DTM, que aconteceu exatamente pela iniciativa que a extensão teve para se reinventar à nova realidade online.
Descrição: LIMA, Karoline Estevam de. Abordagem da quiropraxia na desordem temporomandibular em tempos de pandemia: relato de experiência em extensão universitária. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27906
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito59.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Karoline Estevam de Lima.pdfPDF - Karoline Estevam de Lima1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.