Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27913
Título: Percepção de pessoas idosas sobre a infodemia durante a pandemia
Autor(es): Araújo, Millena Pereira
Palavras-chave: Infodemia
Pandemia
Idosos
Desinformação
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: A crise da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de consequências econômicas, políticas e sociais em escala global. Conforme o vírus se alastra, um fenômeno tão perigoso quanto a pandemia ganha espaço, é a Infodemia. Em meio ao contexto de insegurança, perdas materiais e simbólicas, o alto fluxo informacional e de desinformação vem gerando demandas complexas e inesperadas. Partindo da compreensão da pandemia como traumática, este trabalho objetivou investigar como a população idosa vem percebendo a Infodemia durante a pandemia do Covid-19. Este estudo foi norteado pelos pressupostos teóricos do paradigma do envelhecimento ao longo da vida. Desse modo, o método de pesquisa foi transversal e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi de tipo não probabilística em bola de neve, contou com 37 participantes, de ambos os sexos, com idades a partir de 60 anos (média de idade igual a 68,03; DP= 6,97) e residentes no município de Campina Grande – PB. A coleta dos dados se deu em formato online através da plataforma Google Meet, entre os meses de Junho e Agosto de 2021. Os dados foram processados e analisados no SPSS Statistics e pelo software Iramuteq. A análise dos resultados evidenciou o sofrimento psíquico advindo da demasiada exposição as informações midiáticas, a vulnerabilidade do grupo geracional frente o Covid-19, a necessidade do letramento/ alfabetização em saúde, e os canais de comunicação entendidos como confiáveis. Conclui que o alto fluxo informacional dificulta que informações úteis em saúde alcancem a população além de descredibiliza-las, concomitantemente, dificulta-se a tomada de decisões, sendo necessário investimentos na promoção de práticas informacionais críticas, éticas e acessíveis a pessoa idosa.
Descrição: ARAÚJO, Millena Pereira. Percepção de pessoas idosas sobre a Infodemia durante a pandemia. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27913
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Millena Pereira Araújo.pdfPDF- Millena Pereira Araújo1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito125.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.