Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlexandria, Evania Soares de-
dc.date.accessioned2022-11-04T04:39:10Z-
dc.date.available2022-11-04T04:39:10Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27949-
dc.descriptionALEXANDRIA, E. S. de. EJA e ENCCEJA: marco histórico no Brasil e documentos legais. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar os principais processos históricos da educação do nosso país, de modo especial a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA, como também apresentar quais os principais documentos que regulamentam o ensino dessa modalidade da educação básica. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados de Moura (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2005), Sampaio (2009), Chagas (2020), Silva (2017), dentre outros que nos dão base para entendermos os processos da EJA no Brasil. A metodologia foi de cunho bibliográfico, documental e qualitativo, pois tomamos por base documentos como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei n° 9.394/96), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros documentos oficiais. A análise feita serve de contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, porque por meio dessa investigação somos levados a compreender essa trajetória de forma mais aprofundada e como se deu cada passo até os dias atuais e a partir dessas constatações, somos instigados a refletir e a perceber que, para que tenhamos nossos direitos respaldados em lei, faz-se necessário que estejamos cada vez mais vigilantes e comprometidos enquanto cidadãos a buscar nossas conquistas através das lutas, como também enquanto educadores ajudar nossos alunos a se tornarem cidadãos críticos, sendo capazes de participar de qualquer prática social e conhecedores dos seus direitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectENCCEJApt_BR
dc.subjectMarco históricopt_BR
dc.titleEJA e ENCCEJA: marco histórico no Brasil e documentos legaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evania Soares de Alexandria.pdfPDF - Evania Soares de Alexandria23.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.