Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Leycionne Bezerra-
dc.date.accessioned2022-11-14T11:46:49Z-
dc.date.available2022-11-14T11:46:49Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.otherCDD 808.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960-
dc.descriptionPereira, L. B. Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA proposta metodológica deste trabalho é desenvolver no aluno do Ensino Fundamental o hábito da leitura literária dos textos poéticos e assim contribuir na formação dos estudantes da educação básica, pois nosso objetivo geral é instigar a leitura das obras líricas em sala de aula, reconhecendo sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem. É por meio da leitura literária que os indivíduos ampliam seus horizontes e se tornam críticos no meio social. Para tanto, utilizaremos os cinco Motivos da Rosa, poemas da autora Cecília Meireles contidos na antologia poética Mar Absoluto e outros poemas (1945), como forma de o aluno refletir acerca de sua vivência e compreender o quanto a literatura reverbera as temáticas sociais e, por meio da leitura dos poemas, letrar literariamente e formar um leitor. Nesse sentido, a leitura literária é uma forma de aperfeiçoar a linguagem, a escrita e preparar o aluno para atuar na sociedade como sujeito crítico e reflexivo. A metodologia é de cunho interpretativista e utilizaremos para o desenvolvimento da pesquisa alguns teóricos a exemplo de Cosson (2018), Colomer (2007), Dalvi (2013), Pinheiro (2018) e outros estudiosos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPoesia modernistapt_BR
dc.subjectCecília Meirelespt_BR
dc.titleRessignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literáriopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leycionne Bezerra PereiraPDF - Leycionne Bezerra Pereira377.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito244.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.