Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27963
Título: O estudo das temáticas físico-naturais no curso no curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade Educação à Distância/UEPB
Autor(es): Pontes, Joyce Aparecida Soares de
Palavras-chave: Formação inicial
Temáticas físico-naturais
Educação a distância
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem se expandindo rapidamente no Brasil, sua rápida expansão foi defendida ao longo dos anos como uma solução tecnológica para as desiguais oportunidades em cursar uma formação superior, entretanto, a presença de grupos empresariais nas decisões regulatórias na política de ensino superior, revelam os interesses econômicos na expansão da modalidade. Consideramos assim, importante avaliar todas etapas educacionais, principalmente, a formação inicial de professores que atuarão na sociedade. Neste trabalho, tivemos como objetivo principal analisar como vem ocorrendo o estudo das temáticas físico-naturais na formação inicial dos professores de Geografia na modalidade educação a distância (EaD), contribuindo com as reflexões dos licenciandos sobre o processo de aprendizagem na educação básica, e quais suportes teórico-metodológicos estão sendo pensados para as abordagens da temática na escola. Teve como lócus da pesquisa, o ambiente virtual do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade EaD, da Universidade Estadual da Paraíba. Buscando a identificação de concepções pedagógicas, estratégias e os recursos didáticos utilizados pelos professores para ministrar as aulas dos conteúdos voltados às temáticas físico-naturais, compreendendo como ocorriam a execução das aulas, por meio de questionário enviado aos discentes para coletar dados sobre a sua formação e como viam o ensino dessas temáticas, sendo possível também compreender como os licenciandos mobilizavam esforços para a participação nas atividades virtuais e presenciais desenvolvidas pelo curso, assim como, almejavam desempenhar a sua futura profissão. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aliando-se a pesquisa exploratória e documental para cumprir com os objetivos propostos, analisando o plano pedagógico do curso, os panos de aula e os demais recursos dispostos no ambiente virtual de aprendizagem, utilizamos também das técnicas da pesquisa colaborativa, fomentando estratégias para a futura prática profissional dos discentes, sugerindo recursos educacionais interativos e dinâmicos disponíveis para trabalhar com as temáticas físico-naturais, bem como entender com maior clareza a forma como eles se articulam para trabalhar tais temáticas. Como contribuição, espera-se que este trabalho intensifique os conhecimentos sobre os estudos das temáticas físico-naturais nas aulas do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade Educação a Distância/UEPB, além de contribuir com os processos formativos por ele proporcionados.
Descrição: PONTES, J. A. S. O estudo das temáticas físico-naturais no curso de licenciatura plena em Geografia, modalidade educação a distância /UEPB. 2021. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27963
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_VersaoFinal_TCC.pdfTermo de Depósito80.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE JOYCE PONTES.pdfJOYCE APARECIDA SOARES DE PONTES1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.