Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27972
Título: A relevância do ensino de libras na pré-escola para crianças ouvintes: uma nova perspectiva de comunicação e inclusão na educação infantil
Autor(es): Silva, Elson da
Palavras-chave: Educação
Libras
Educação inclusiva
Educação infantil
Data do documento: 11-Abr-2022
Resumo: O presente estudo apresenta o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras - com dois grupos de crianças ouvintes, implementado na Pré-escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Tal grupo era composto por 27 estudantes, com faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, os quais tiveram seu primeiro contato com a língua de sinais. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender como se dá o contato inicial de crianças ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais, numa escola da rede privada de ensino de Campina Grande-PB. O contexto teórico e metodológico embasa inúmeras vantagens do ensino de Libras no que diz respeito a comunicação, interação, inclusão, processos estes defendidos por autores como, Gesser (2012), Goldfield (2009), e Roa (2012), Strobell (2008b), além de outros. No que diz respeito às etapas de desenvolvimento do estudo, ressaltamos a realização de pesquisas bibliográficas, registros fotográficos e aplicação de questionários destinados aos pais eresponsáveis dos estudantes. O Centro de Acolhimento da Criança – CAC, se encontra localizado no bairro Acácio Figueiredo, no sudoeste do município de Campina Grande-PB. Sendo assim, participaram do estudo duas turmas; uma no turno matutino, composta por 12 educandos, e outra no turno vespertino composta por 15 educandos, num total de 27 alunos. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que o ensino de Libras tem sido de suma importância para o desenvolvimento das crianças ouvintes em seu processo de formação enquanto cidadãos e cidadãs brasileiros/as.
Descrição: SILVA. E. A relevância do ensino de libras na pré-escola para crianças ouvintes: uma nova perspectiva de comunicação e inclusão na educação infantil. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27972
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - ELSON.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO - ELSON124.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC Elson.pdfTCC Elson1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.