Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27976
Título: O Museu como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia: uma análise no contexto da cidade de Campina Grande/PB
Autor(es): Ramos, Raviny Larissa da Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Museu
Recurso didático
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O presente estudo tem como tema o museu como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia, partindo da abordagem do acervo e temática dos museus que a cidade dispõe. Os diferentes contextos como a história, a localização e a região, encontrados num âmbito cultural como o museu, trazem a abordagem dinâmica na preparação de um roteiro para aula que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento e o pensar crítico do alunado. Esse método no qual os alunos visitam os museus, facilita a compreensão do que antes aprendiam com base na teoria vista em livros, passando à prática do que foi abordado na sala de aula. Objetiva-se, a partir dessa pesquisa, entender como o processo formativo é importante na formação do docente e como utilizar o museu como um auxílio para as aulas de Geografia. O museu é um recurso potencialmente valioso quando se trata de cultura e meios de compreender eventos presentes e passados, atrelado aos conteúdos da Geografia. A pesquisa resultou no mapeamento dos museus disponíveis na cidade de Campina Grande/PB que contam não só a história e cultura do município, mas trazem acervo referente a região do Nordeste, e possibilita a diversos municípios utilizar dessa ferramenta pedagógica como parte da educação visual, que por sua vez apresenta relevância no processo de aprendizagem dos alunos e na construção da cidadania e cultura. Apresentando, ao final, possibilidades didático-pedagógicas de trabalho com o museu em sala de aula, levando em consideração os conteúdos geográficos e o contexto local. Observou-se, após a realização da pesquisa, o quão rico é esse universo e o quanto pode vir a contribuir positivamente para a construção do conhecimento crítico do aluno, aproximando-os de instrumentos que por vezes não fazem parte do cotidiano destes.
Descrição: RAMOS, R. L. S. O Museu como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia: uma análise no contexto da cidade de Campina Grande/PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27976
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAVINY LARISSA DA SILVA RAMOS 2022.pdfPDF - Raviny Larissa da Silva Ramos.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de déposito 2022.pdfTERMO DE DÉPOSITO TCC - PDF83.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.