Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27997
Título: O gênero textual memórias literárias em turma do EJA: reflexões sobre uma prática de letramento
Autor(es): Oliveira, Alana Lima de
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Gêneros textuais
Memórias literárias
Letramento
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: A presente pesquisa resulta da nossa intervenção como professora estagiária, durante o trabalho docente realizado no Estágio Supervisionado em uma turma de EJA, oportunidade em que foi estudado o gênero textual memórias literárias, através do projeto intitulado Memória: lembrar para quê?, que buscava discutir literatura, aspectos linguísticos e produção textual, e que foi levado a efeito através da elaboração e execução de uma sequência didática e um módulo de atividades. No caso deste trabalho, contudo, optamos em apresentar e discutir a parte do projeto que tratou da leitura e produção de texto com base no gênero textual escolhido, tendo como objetivo problematizar as contribuições desse projeto como prática de letramento e as suas implicações na sala de aula, a partir da teoria dos gêneros textuais de Dolz e Shneuwly (2004) além dos estudos de autores, tais como: Rojo (2004), Antunes (2003), Cosson (2006), bem como as normativas contidas nos documentos oficiais. A metodologia empregada ao presente estudo foi de tipo bibliográfica e se utilizou do método dedutivo, o que foi realizado por meio de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa que teve como campo o estágio supervisionado realizado em uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no Município de Campina Grande/PB, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. Como parte das considerações finais, verificou-se que os alunos participantes do projeto compreenderam que a atividade de leitura e escrita quando praticadas de forma consciente e coerente deixam de ser uma simples atividade de sala de aula e passam a servir como instrumentos de poder e cidadania nos mais diversos contextos sociais.
Descrição: OLIVEIRA, A. L. O gênero textual memórias literárias em turma do EJA: reflexões sobre uma prática de letramento. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27997
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALANA LIMA DE OLIVEIRA.pdfTCC - ALANA LIMA DE OLIVEIRA678.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Alana - TCC LETRAS.pdfTermo de Depósito - Alana - TCC LETRAS548.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.