Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iury Gomes-
dc.date.accessioned2022-11-16T01:33:57Z-
dc.date.available2022-11-16T01:33:57Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012-
dc.descriptionSILVA, I. G. As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ofertada na rede pública articula em seu conjunto uma série de fatores relacionados tanto à conjuntura geral da realidade escolar, como as particularidades de cada contexto educacional. Diante disso, é sempre importante ter em mente que a intervenção na realidade escolar através da prática docente não deixará de ter suas possibilidades e limites mediados por este cenário. No presente trabalho, o objetivo geral estabelecido foi compreender a importância da gamificação como estratégia didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no sexto ano do ensino fundamental a partir das atividades regentes desenvolvidas no estágio supervisionado. Trata-se, metodologicamente, de um estudo de abordagem qualitativa baseada em pesquisa exploratória, e que contou, quanto o procedimento metodológico, da pesquisa bibliográfica. Com relação aos resultados alcançados, é interessante destacar que a utilização de metodologias ativas, a exemplo do uso da gamificação com finalidade didático-pedagógica, tem um grande potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Contudo, é necessário considerar que é preciso ter recursos materiais para dá suporte a intervenção. A partir da gamificação, percebeu-se o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos explorados através dos games temáticos e isso reforça a viabilidade desta estratégia no contexto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectMétodo ativopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleAs metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- IURY GOMES SILVA- depósito.pdfPDF - Iury Gomes Silva1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de entrega e publicação do TCC no repertório institucional da UEPB.pdfTermo de Depósito745.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.