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dc.contributor.authorSilva, Ivanilza Pereira da-
dc.date.accessioned2022-11-17T11:15:06Z-
dc.date.available2022-11-17T11:15:06Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28020-
dc.descriptionSILVA, I. P. da. A ressignificação da reescrita em aulas de Língua Portuguesa: uma proposta processual e interativa. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA reescrita é uma etapa fundamental no processo da escrita de textos, sendo importante refletir sobre as práticas de mediação adotadas pelo docente para ressignificar a reescrita textual em sala de aula de Língua Portuguesa (doravante LP). Sob à luz das produções científicas de pesquisadores da Linguística Aplicada (doravante LA) e da Didática do Ensino relacionadas à atuação docente de LP, a presente investigação foi norteada através das seguintes indagações: de que forma o docente de LP deve contribuir para gerar uma reflexão/ação nos discentes sobre a realização da reescrita de textos? Que tipo de estratégia o professor de LP pode utilizar para fomentar no aluno o interesse e o desenvolvimento da reescrita? Diante disso, o objetivo geral visou apresentar aos docentes uma proposta de intervenção para a 3ª Série do Ensino Médio, dando um novo significado à reescrita de textos solicitada em aulas de LP. Para tanto, o referencial teórico teve como principais estudiosos Antunes (2003; 2009), Cunha; Costa; Martelotta (2021), Moita-Lopes (2006; 2021), Marcuschi (2010), Oliveira (2010), Pereira (2021), Ruiz (2018), dentre outros. A metodologia utilizada considerou a natureza qualitativa e abordagem técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, a análise da proposta sinalizou que, através da mediação docente, os alunos, certamente, estarão estimulados a realizar a reescrita. Bem como, o procedimento de correção realizado pelo professor pode provocar nos estudantes uma reflexão/ação sobre a reescrita de seus textos, etapa que não deve ser negligenciada no contexto escolar. Assim, fica evidente a necessidade de compreender a sócio-história do docente de LP, considerando a realidade de seu contexto específico perante todas as interferências que, por vezes, impedem a mediação da reescrita de textos dentro do contexto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria de Fátima de Souza Aquino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA ressignificação da reescrita em aulas de língua portuguesa: uma proposta processual e interativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

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