Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28021
Título: | Abordando a variação linguística e o gênero cordel na educação básica: uma proposta de atividades para o 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Maria Anielle da |
Palavras-chave: | Variação linguística Ensino básico Cordel |
Data do documento: | 25-Out-2022 |
Resumo: | É bem comum visualizar, em diversos âmbitos culturais, o modo de falar de alguns indivíduos ser tratado como “equivocado”, sendo proferidos, muitas vezes, discursos preconceituosos por pessoas que, talvez, desconheça a diversidade da língua. Tal fato acarreta falta de empatia perante as distinções linguísticas do outro. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral do nosso trabalho é abordar a importância do ensino variacionista na educação básica, utilizando como alicerce o gênero cordel. Para o desenvolvimento do artigo, utilizou-se os pensamentos de estudiosos que refletem a respeito da variação linguística, como Bagno (1999; 2008) e Bortoni-Ricardo (2004; 2005). Foram utilizados, ainda, os documentos oficiais da educação: Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN (BRASIL, 1998a; 1998b) e Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sob o método do cunho bibliográfico. Com base nisso, propomos em nosso trabalho uma proposta didática intervencionista destinada ao Ensino de Língua Portuguesa para as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Portanto, a partir do presente trabalho, concebemos a variação linguística com mais respeito, tendo em vista que reconhecemos a heterogeneidade linguística não como “erro”, mas como a valorização do uso real da língua principalmente através das atividades propostas, uma vez que as mesmas contribuem positivamente para o ensino e orientação da temática em sala de aula. |
Descrição: | SILVA, M. A. da. Abordando a variação linguística e o gênero cordel na educação básica: uma proposta de atividades para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28021 |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Anielle de Silva | PDF - Maria Anielle de Silva | 702.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 88.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.