Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28025
Título: A pedagogia de Freinet e as aulas passeio: um relato das vivências escolares no município de Queimadas - PB
Autor(es): Barbosa, Lidiane Mendes
Palavras-chave: Educação
Protagonismo infantil
Pedagogia freinetiana
Ensino fundamental
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Célestin Freinet para a prática educativa no Ensino Fundamental, anos iniciais, em especial das Aulas-Passeio, aplicadas a uma turma de 4० ano. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola particular no município de Queimadas-PB, tendo as aulas passeio e o relato das crianças como instrumento de coleta de dados. A pesquisa consiste em relatos das vivências escolares onde foi introduzida a Pedagogia Freinetiana no desenvolvimento de uma prática educativa fundamentada no protagonismo, liberdade de expressão, no trabalho criativo e na cooperação dos educandos. Tomamos como referencial teórico autores como Elias (1997), Imbérnon (2012), Freinet (1975), Freire (1996) entre outros. Os resultados apresentam as técnicas de vida desenvolvidas pelo educador francês destacando-se as Aulas-Passeio que constitui-se numa forma de envolver as crianças no processo de aprendizagem, através da liberdade, espontaneidade e confiança, aproximando as atividades do meio escolar e a realidade dos educandos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Assim concluímos que as Aulas-Passeio realizadas no município de Queimadas, sede da escola, incentiva o sentimento de pertencimento ao meio onde os educandos moram e valoriza sua identidade sociocultural, acolhendo e respeitando as diferenças culturais, valorizando o diálogo e as experiências de vida de cada educando.
Descrição: BARBOSA, L. M. A pedagogia de Freinet e as aulas passeio: um relato das vivências escolares no município de Queimadas - PB. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28025
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
declaracao 2 (1).pdfTermo de Depósito246.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tcc Lidiane Mendes versão final (1).pdfLIDIANE MENDES BARBOSA5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.