Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28046
Título: O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues
Autor(es): Mendonça, Jordania Lima de
Palavras-chave: Letramento literário
Gênero dramático
Álbum de Família
Ensino
Data do documento: 25-Out-2022
Resumo: O presente trabalho tece reflexões sobre a utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica voltada para o ensino do gênero dramático, a partir da obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, para alunos da 3 série do Ensino Médio. A finalidade desta proposta é desenvolver, através de atividades o (re)conhecimento do referido gênero e as habilidades de leitura crítica dos discentes, além de oferecer aos professores (em formação inicial ou continuada) um projeto exequível em sala de aula. Para tanto, este artigo faz numa abordagem qualitativa de caráter exploratório que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela metodologia utilizada por Cosson para encaminhar as proposições pedagógicas. No que concerne ao aporte teórico, as contribuições são de Cosson (2006, - 2014), Candido (2004), entre outros . Assim, quando utilizado como ferramenta didática e pedagógica, o gênero dramático oferece importantes e viáveis possibilidades de letramento para os alunos. Dado o exposto, a inserção do gênero na prática docente como um projeto de aplicabilidade, oferece métodos e estratégias que são mecanismos para uma prática educacional bem sucedida. Logo, entende-se essa proposta como um “caminho” para o trabalho com o gênero dramático na escola em específico, no Ensino Médio.
Descrição: MENDONÇA, J. L. de. O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28046
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordania Lima de MendonçaPDF - Jordania Lima de Mendonça735.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito78.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.