Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28059
Título: A roda capoeira: espaço de socialização, humanização e educação
Autor(es): Custódio, Daniel de Andrade
Palavras-chave: Capoeira
História
Cultura afro-brasileira
Ensino
Data do documento: Nov-2022
Resumo: A capoeira se reinventou durante séculos, e passou a ocupar espaços diversos na sociedade brasileira, o que possibilitou ser praticada por variados sujeitos, principalmente, indivíduos vulneráveis, tornando-se uma prática de resistência e de inclusão. Não é mera coincidência que os programas e projetos estabelecidos pelo governo e comunidade que trabalham com a educação não formal incluam a capoeira, tendo em vista, uma grande aceitação e participação dos sujeitos subalternizados pela sociedade. Com isso, o objetivo deste trabalho é evidenciar um relato de vivências com e na capoeira ocorridas entre os anos 2011 a 2017 após o contato com essa arte no projeto PETI executado na cidade de Belém PB. Entendo que essa luta propicia espaço de socialização, humanização e educação, à medida que transforma a realidade de quem a pratica. Diante disso, neste trabalho dialoga-se com autores, como: Abib (2004), Adorno (2017), Alberti (1997), Amaral (2019), Assunção (2019), Conceição (2014), Costa (2007), Fonseca (2008), Pereira e Leal (2009) Sousa et al. (2010), Thompson (1992), Vieira (1998) que foram cruciais em oferecer o aporte teórico necessário. Para tanto, na construção desse trabalho revisito as minhas memórias e pontuo interações com alguns sujeitos, com lugares e eventos que suscitaram sentimentos de pertencimento e comunidade. Nesse sentido, as tradições da capoeira ainda resistem ao passo que revivem entre os próprios capoeiristas, mesmo que de forma desatenta de seu processo histórico social. O relato que permeia este trabalho é significativo, tendo em vista, que a sociedade cada vez mais torna os sujeitos individualistas, o que faz com eles esqueçam e deem pouca ou nenhuma atenção às tradições, memórias e representações da sua cultura.
Descrição: CUSTÓDIO, D. de A. A roda capoeira: espaço de socialização, humanização e educação. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28059
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel de Andrade CustódioPDF - Daniel de Andrade Custódio1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito79.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.