Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28074
Título: Políticas públicas de transferência de renda: o garantia-safra no município de Caucaia-CE
Autor(es): Souza, Rodney Rodrigues de
Palavras-chave: Políticas Públicas
Transferência de Renda
Agricultura Familiar
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o perfil socioeconômico do Garantia-Safra (GS) nos agricultores familiares do município de Caucaia, no estado do Ceará. O Garantia-Safra é uma política pública de transferência de renda para os agricultores familiares da região Nordeste e parte do Centro-Oeste brasileiro, que tiveram perda de, pelo menos, 50% de suas safras no conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, devido aos fenômenos de excesso hídrico ou estiagem. Desse modo, realizou-se, no desenvolvimento da pesquisa, uma verificação bibliográfica em relação às políticas públicas de distribuição de renda, bem como documental do Garantia-Safra, aplicando-se ainda um formulário entre os beneficiários da ação no Município de Caucaia, que apontou para a construção do perfil socioeconômico desses titulares. O que permitiu concluir que o GS contempla o perfil social brasileiro mais vulnerável: mulheres, de baixa renda, praticantes da agricultura familiar na região Nordeste brasileira, historicamente impactada pelo baixo desenvolvimento socioeconômico, pela pobreza e desigualdade social. O GS mostrou-se uma importante ferramenta para a manutenção da subsistência alimentar dessas famílias rurais.
Descrição: SOUZA, Rodney Rodrigues de. Políticas públicas de transferência de renda: o garantia-safra no município de Caucaia-CE. 2022. 24 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28074
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodney Rodrigues de Souza.pdfPDF - Rodney Rodrigues de Souza422.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito261.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.