Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2808
Título: Sistema de progressão de regime no direito penitenciário brasileiro como fator concorrente para o sentimento social de impunidade
Autor(es): Monteiro Júnior, Francisco Santos
Palavras-chave: Direito penal
Progressão de regime prisional
Impunidade
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o sistema progressivo de penas no ordenamento jurídico brasileiro e sua eventual contribuição para o sentimento social de impunidade. Não são poucas as manifestações populares que se afloram quando, por exemplo, uma pessoa é condenada e em um pequeno espaço de tempo conquista a liberdade ou tem a certeza que isso acontecerá. Dessa forma, para sociedade brasileira, o sistema de progressão de regime prisional revela-se como medida que diminui a relevância/reprovação dos delitos e promove a impunidade e chega ao ponto de ser um sentimento de descrédito na justiça criminal pátria. Assim, esse trabalho abordará as razões, os motivos, dessa percepção social de impunidade (a exemplo da falência do sistema penitenciário) e questionará se realmente o regime de progressão de pena está correspondendo à finalidade inicialmente perseguida pelo legislador. Enumera-se também, de forma fundamentada, as possíveis falhas legais para a concessão desse benefício.
Descrição: MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Santos. Sistema de progressão de regime no direito penitenciário brasileiro como fator concorrente para o sentimento social de impunidade. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2808
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Santos Monteiro Júnior.pdfFrancisco Santos Monteiro Júnior676.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.