Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28130
Título: O Uso das Tecnologias Digitais Pelo Professor de Geografia durante a Pandemia de COVID-19 na E.M.I.E.F. Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá/Pb
Autor(es): Silva, Dyego Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Tecnologias Informacionais
Pandemia COVID 19
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A utilização das tecnologias para o ensino de Geografia já era algo presente na educação, porém com o advento da crise sanitária acometida pela COVID-19, e consequentemente pelas medidas de segurança no que diz respeito ao distanciamento social, os governos estabeleceram medidas através de decretos e portarias para coibir a proliferação do vírus. Nesse contexto, as escolas de todos os Estados do país passaram a mudar a sua forma de ensino, do presencial para o virtual, sendo assim, fomentou o uso das tecnologias no ensino de Geografia. Como ferramentas pedagógicas os aparelhos eletrônicos e os softwares passaram a grandes aliados no desenvolvimento da práxis pedagógica. Sendo assim, o presente estudo enfoca o uso das tecnologias para aprendizagem da Geografia e assim com o objetivo de analisar quais meios e recursos tecnológicos o professor se utilizou para desenvolver seu trabalho remoto em tempos de pandemia. Apresenta-se o ensino da Geografia no contexto pandêmico, relação educação e tecnologia e ensino de Geografia no município de Ingá/PB, envolvendo três professores do ensino fundamental atuantes nesse munícipio. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica, apoiada em um levantamento na base de dados através de um questionário elaborado no Google Forms, buscando-se evidenciar o uso das tecnologias em sala de aula pelo professor. Os dados apresentados em gráficos, com tratamento de estatística simples. Os resultados revelaram que existem diferentes tecnologias utilizadas no ensino de Geografia, notadamente os dispositivos móveis e seus aplicativos conectados à internet, como o Google Meet e o WhatsApp. A pesquisa analisada indica que o uso efetivo de novas tecnologias aprimora as habilidades e aprendizado da disciplina de Geografia dos alunos e estimula uma maior interação entre eles.
Descrição: FERREIRA, Dyego. O Uso das Tecnologias Digitais Pelo Professor de Geografia durante a Pandemia de COVID-19 na E.M.I.E.F. Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá/Pb. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28130
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dyego Ferreira da Silva.pdfPDF - Dyego Ferreira da Silva.pdf511.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito106.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.