Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28136
Título: Uma proposta organizacional para o arquivo do Conselho Tutelar Setor II de Bayeux-PB
Autor(es): Silva, Jaimeson Oliveira
Palavras-chave: Gestão de documentos
Plano organizacional
Acervo documental
Conselho tutelar
Arquivos sociais
Data do documento: 4-Mar-2022
Resumo: Entende-se que o arquivo, dentro da instituição da qual faz parte, exerce um papel fundamental e de grande importância, portanto, a sua organização irá beneficiar a instituição, já que o acesso à informação no acervo documental será mais rápido. No caso dessa pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta organizacional do arquivo do Conselho Tutelar Setor II de Bayeux-PB, com base na Gestão de Documentos, já que o referido arquivo se caracteriza como um arquivo público de caráter social e, por isso, produz e recebe documentações, sendo elas de grande importância para a instituição. Com isso, as discussões teóricas, nesse manuscrito, trazem um aprofundamento nos estudos de arquivo público, especificamente os arquivos de Conselhos Tutelares, tema ainda pouco explorado na Arquivologia, tanto no aspecto teórico quanto metodológico e prático. O desenvolvimento da pesquisa se deu devido à inadequação dos arquivos, geralmente causada pela falta de Gestão Documental. Quanto à metodologia, este trabalho é instituído pela abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, para fins de pesquisa aplicada, é realizada através da observação, análise e descrição dos fatos. Com base nos dados coletados, foi possível identificar deficiências na estrutura física do arquivo e na massa documental em detrimento da falta de gestão documental. Portanto, o plano organizacional proposto consiste em um conjunto de ações que, ao serem tomadas a curto, médio ou longo prazo, poderão trazer mudanças benéficas e significativas para o arquivo.
Descrição: SILVA, J. O. Uma proposta organizacional para o arquivo do Conselho Tutelar Setor II de Bayeux-PB. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28136
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaimeson Oliveira Silva1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito270 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.